Categorias

Supermercados de Niterói são multados

Três estabelecimentos da rede de supermercados Extra, em Niterói, foram multados na quarta-feira durante a blitz promovida pela Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), da Secretaria do Ambiente, e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Cada estabelecimento foi multado em R$ 66 mil por estar descumprindo itens da Lei das Sacolas Plásticas(Lei 5.502/2009).

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, autor da lei, participou da operação, destacando a importância do cumprimento da lei:

– A legislação tem como objetivo estimular o consumo consciente na população e a substituição das sacolas plásticas descartáveis pelas reutilizáveis. Nós já conseguimos tirar 2 bilhões de sacolas plásticas de circulação, e continuaremos intensificando esse tipo de operação para que possamos eliminar mais ainda – afirmou.

Cada supermercado vistoriado – um em Icaraí, na Av. Sete de Setembro, e outros dois no Centro de Niterói, na Rua Desiderio de Oliveira e na Av. Visconde do Rio Branco – foi multado por falta de placas informativas em locais visíveis, por não informar ao cliente o serviço escolhido e por não dar desconto (R$ 0,03 para cada cinco produtos) a consumidores que utilizam sacolas reutilizáveis.

Um dos consumidores prejudicados pelo descumprimento da legislação foi Gilson Santos, 59 anos, que estava no supermercado da Rua Desiderio de Oliveira na hora da blitz.

– Eu uso sacola reutilizável desde antes da aplicação da lei. Eu faço a minha parte para preservar o meio ambiente, e seria muito bom se todos pensassem assim – disse.

Fiscalização será intensificada
A fiscalização pelo cumprimento da Lei das Sacolas Plásticas será intensificada agora nos supermercados de Niterói e de São Gonçalo. No Rio de Janeiro, agentes da Cicca constataram que a maioria está cumprindo a lei.