fbpx
Acesse nossas Mídias
rodrigo_e_beltrame

Notícias

Rodrigo Neves propõe medidas na área de segurança

Compartilhe

rodrigo_e_beltrameO preocupante aumento no índice de criminalidade em Niterói fez com que o prefeito Rodrigo Neves reunisse, na última quinta-feira, 3,  representantes da sociedade civil, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), UFF (Universidade Federal Fluminense) e representantes de igrejas, Câmara,  para cobrar medidas na área de segurança pública do município.

Uma das iniciativas será a publicação do edital de um concurso público para a Guarda Municipal para dobrar o efetivo da corporação, atualmente com 350 homens. As provas serão realizadas em julho e os novos guardas começarão a atuar no segundo semestre. De acordo com o prefeito, esse será o “maior concurso público da história da corporação”.

Outra medida anunciada foi o envio de uma carta ao secretário estadual de Segurança Pública , José Mariano Beltrame, solicitando uma audiência e propondo uma série de medidas como a ampliação do efetivo policial na cidade; implantação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e a integração de Niterói ao planejamento dos grandes eventos internacionais que vão acontecer no Rio de Janeiro, com a possibilidade de utilização das Forças Armadas nestas ações.

“Como as Força Nacional de Segurança está apoiando a Secretaria de Segurança Pública no planejamento dos eventos internacionais, por que não apoiar as forças estaduais de segurança em Niterói tendo em vista a Copa e as Olimpíadas? Niterói será o segundo município, depois do Rio, a receber mais visitantes internacionais. Na Jornada Mundial da Juventude recebemos 200 mil visitantes. Mas isso é uma decisão que caberá à Secretaria de Segurança Pública. Ela que poderá fazer a solicitação formal da presença da Força Nacional de Segurança”, explicou Rodrigo, anunciando ainda que, paralelamente à solicitação de medidas na área de segurança, a Prefeitura prepara uma série de ações sociais nas comunidades.

Manifestação – No encontro ficou decidida a realização de uma grande caminhada nas ruas no próximo dia 10, que contará com a participação da sociedade civil, igrejas, instituições e ativistas em defesa da tranquilidade dos cidadãos niteroienses e para dizer um não à violência. A ação está programada para começar às 17h em frente à Câmara Municipal, no Centro.

“Apesar de a segurança pública ser uma atribuição dos Estados, a sociedade civil e as prefeituras não podem se negar a debater o assunto e precisam cooperar e cobrar ações na segurança no sentido de melhorar o convívio social e superar a intranquilidade e a insegurança”, disse o prefeito, destacando que, nos últimos meses, foram tomadas importantes medidas na área de segurança como a ampliação dos efetivos das polícias militar e civil, a implantação de Companhias Destacadas da PM em Pendotiba e no Morro do Estado, e a inauguração da nova sede da Delegacia de Homicídios, entre outras. No entanto, segundo ele, essas ações não foram suficientes.

“As medidas implementadas foram importantes, mas insuficientes. A sociedade e a Prefeitura esperam e demandam ações mais amplas por parte da Secretaria de Segurança Pública. Niterói hoje vive uma escalada crescente da criminalidade. Apesar da redução no número de homicídios, houve crescimento dos roubos a transeuntes e de veículos. Por isso, acredito que a ampliação dos efetivos, a implantação de UPPs e a integração da cidade ao planejamento dos eventos internacionais do Rio são fundamentais para que esses índices criminais diminuam nos próximos meses”, declarou.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?