fbpx
Acesse nossas Mídias
“DENGUE”
calcada_livre_jardim_icarai

Notícias

Prefeitura inicia “Calçada Livre” no Jardim Icaraí

Compartilhe

calcada_livre_jardim_icaraiA Prefeitura de Niterói iniciou, na última segunda-feira, 9, a Operação Calçada Livre no bairro Jardim Icaraí. A ação resultou na aplicação de 60 autos de infração e oito veículos rebocados, no o quadrilátero formado pelas ruas Lopes Trovão, Ministro Otávio Kelly, Av. Sete de Setembro, Rua Nóbrega, João Pessoa, Mariz e Barros, Av. Governador Roberto Silveira, Rua Cinco de Julho, Rua Geraldo Martins, Domingues de Sá, Professor Miguel Couto e Rua Herotides de Oliveira.

As equipes detectaram abusos na utilização de calçadas por comerciantes e prédios. A fiscalização de posturas emitiu seis notificações para retirada de cantoneiras, frades e gelo baiano do passeio público. Na próxima quinta-feira, 12, as equipes voltarão a percorrer o polo gastronômico no horário noturno, entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Cinco de Julho.

“Na medida que caminhamos pelas ruas do Jardim Icaraí e outros bairros, vamos fazendo o choque de presença da municipalidade. Já  havíamos feito algumas vistorias preliminares e detectamos que muitas dessas ruas estão com  calçadas obstruídas, o que impede inclusive que mulheres com carrinhos  de bebê e cadeirantes possam circular, sendo obrigados a se arriscar nas ruas. Estamos reordenando a região. Existe um somatório de problemas que atinge esta localidade e vamos resolver“, disse Marcus Jardim, secretário municipal de Ordem Pública (Seop).

Em ruas como a Nóbrega e João Pessoa, as equipes se depararam com situações como caminhões de entrega estacionados impedindo o tráfego de veículos, além de automóveis estacionados em locais proibidos, obstruindo também o acesso a rampas para deficientes. Cavaletes de obras e cones que marcavam lugares de veículos foram recolhidos  pelas equipes.

Antes mesmo de começar operação, agentes da Seop e o secretário  Marcus Jardim fizeram uma vistoria nas ruas para avaliar os principais problemas e conversaram com moradores e comerciantes sobre a importância da Operação Calçada Livre.calcada_livre_jardim_icarai1

“No primeiro dia da operação chamamos todos os representantes dos órgãos públicos e cada um vai monitorando e mapeando o que é de sua responsabilidade para, depois, o trabalho ser dividido de acordo com a especialidade e área de cada um. Nossa ida na quinta-feira à noite ao polo gastronômico é importante porque o local é reconhecidamente um ponto turístico, mas não podemos permitir abusos que acabem com o sossego do moradores. Por isso chamamos comerciantes para uma reunião e conversamos. A prefeitura está sempre aberta ao diálogo para o bem comum”, explicou Marcus Jardim.

Pela avaliação feita no primeiro dia do Calçada Livre, em  boa parte das ruas  deverão ser feitas podas de árvore, manutenção de calçadas e ordenamento do trânsito. Por onde passavam, as equipes recebiam apoio de moradores que também apresentavam sugestões, como colocação de sinais em esquinas para evitar acidentes.

“Passo todos os dias com meu bebê por essa obras e eles ocupam toda a calçada. Somos obrigados a passar pela rua nos arriscando. Essa operação é muito importante” afirma a veterinária Lívia Carneiro, moradora da Rua Nóbrega. No local foram recolhidos materiais de obra que obstruíam a calçada e os responsáveis pela irregularidade foram advertidos.

Fotos: Janaína Gouvea


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?